mapeamento e organização de processos
O Mapeamento e organização de processos é a forma de organizar todos os procedimentos-chave do funcionamento da empresa, proporcionando maior produtividade e controle.
Durante o mapeamento de processos é possível identificar as atividades críticas e seus riscos, promovendo a adequação necessária para evitar retrabalhos, custos e atitudes desnecessários.
As premissas do método de mapeamento e organização de processos utilizado pela Consumeta são: identificar, priorizar, entender, agir e controlar. Essas premissas dão maior eficácia no desenvolvimento de rotinas de trabalho com menor tempo de execução e de custos.
O fluxograma de processos é o primeiro passo do mapeamento, pois é através dele que iremos identificar como as atividades estão organizadas. Após a identificação do processo é preciso entender as causas e efeitos das atividades, quais são as atividades críticas, os riscos imputados e como o processo poderá ser melhorado, proporcionando maior agilidade, produtividade e controle. |
Algumas ferramentas são imprescindíveis nesta construção de conhecimentos e desenvolvimento empresarial, como o Diagrama de Causa-Efeito, Mapa de Processos, BPI, SIPOC, VSM e outros.