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planejamento estratégico

 

O Planejamento Estratégico é um forte instrumento para definir a direção da empresa. Nele, é possível identificar os diversos fatores do mercado que influenciam o empreendimento, gerando oportunidades e ameaças.

 

É muito importante que essa análise de mercado obedeça os 4 C’s: critério, crítica, coerência e compreensão. Isso será fundamental para definir o papel da empresa no mercado e o seu posicionamento estratégico.

 

Com a implantação do Planejamento Estratégico a empresa conquistará maior organização, direcionamento e controle, facilitando o alcance dos seus objetivos e aumentando a sua eficácia operacional e estratégica.

As etapas do Planejamento Estratégico são:

 

  • A definição do negócio, considerando a visão estratégica, a missão, os princípios e valores, os fatores críticos de sucesso e o posicionamento estratégico;

  • Diagnóstico externo, analisando as forças do macroambiente (economia, política, tecnologia, natureza...) e o ambiente operacional (clientes, fornecedores, concorrentes, governo...), identificando oportunidades e ameaças ao negócio;

  • Diagnóstico interno, analisando os pontos fortes e fracos da empresa quanto a produtos, serviços, processos, tecnologia e outros recursos;

  • Análise de competitividade no mercado alvo;

  • Definição dos objetivos estratégicos e metas do negócio;

  • Desenvolvimento dos planos de ações de curto, médio e longo prazos e suas formas de gerenciamento;

  • Definição do método de implementação e sistema de controle;

  • Determinação da periodicidade e forma de revisão do Planejamento Estratégico.

 

É importante ressaltar que o processo de elaboração do Planejamento Estratégico proporciona um nível de desenvolvimento alto à empresa, visto que são trabalhados conhecimentos sólidos sobre o mercado e a própria organização, com projeções de cenários e monitoramento de resultados.